Conceito de Ontologia
Ontologia, palavra grega que significa “estudo do ser" e, assim, pode equivaler-se à metafísica, ramo da filosofia que se ocupa em estudar a essência do mundo. Esta, com o passar do tempo, passou a agregar outros tipos de pesquisas e reflexões como cosmológicos e psicológicos, a partir do século XVII, e, sobretudo na filosofia moderna, então o termo ontologia passou a ser relacionado com o estudo do ser enquanto tal.
Já havia várias ciências que estudavam o ser, mas segundo Aristóteles, deveria existir uma abordagem do ser em geral, independente das situações em que as coisas se apresentam.
Assim a metafísica constituiria um saber universal e a ontologia o ser propriamente dito. Dois aspectos poderiam explicar o conceito de ontologia: o aspecto existencial onde consiste em um saber mais fundamental e primordial, comum a todos, e o aspecto essencial e estabelece como meta a determinação daquelas leis, estruturas ou causas do ser em si. Há filósofos que diferem a metafísica como antologia existencial da própria ontologia, já outros não concordam com essa divisão e defendem a unidade filosófica no estudo do ser.
REFERÊNCIA:
____, ESTUDANTE DE FILOSOFIA, http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/ontologia.php acesso em 28/04/2012.
Atividade: D25-5_AVA02